O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude. SITE NÃO OFICIAL.
"Quero poder deixar esse mundo melhor do que encontrei..."



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dicas para caminhadas

Nutrição

As principais fontes de energia do corpo humano são as gorduras e os carboidratos, sendo que os carboidratos se prestam melhor a esse tipo de atividade, pois são mais leves e de melhor digestão, salvo algumas exceções.
Os alimentos a base de amido (pão integral, cereais, legumes, frutas leves, queijo magro, aveia), são excelentes fontes nutricionais para serem ingeridos de véspera, já que suas partículas vão se partindo e acontece, aos poucos, a liberação da glicose e da frutose.
Dentre os bons alimentos repositores de energia durante as caminhadas estão às barras energéticas de cereais, como por exemplo, o Nutry - produto comercializado pelos supermercados em geral -, as barras de chocolate amargo, banana, que possui muito potássio, granola ,etc.
Importantíssimo, também, é a manutenção da hidratação do corpo, visto que, principalmente nos meses quentes do nosso verão, estamos sujeitos a perda de líquidos devido ao suor. Recomendo o uso de água natural, água de coco, suco de frutas e bebidas isotônicas (gatorade, etc ), principalmente se o trekking for em locais descampados, onde o sol costuma castigar.
Ao suarmos, o corpo libera, também, sais minerais, o que provoca a exaustão e o cansaço prematuro do corpo. Para que haja a reposição é recomendável que se ingira fontes repositoras, como por exemplo, castanha de caju, azeitonas, passas, queijo minas. Atualmente, existem em algumas farmácias invólucros repositores de sais minerais, próprios para esse tipo de atividade.
Uma boa dica é tentar saber com o guia se existirá alguma fonte de água potável durante o caminho, onde se poderá reabastecer, evitando assim levar muito peso desnecessariamente.

Equipamentos
  • Calçado
    Ítem dos mais importantes para a sua segurança deve ser escolhido criteriosamente, de acordo com o tipo de terreno que se irá deparar: se íngreme ou plano, se com obstáculos, se em terreno molhado, etc.
    As botas são as mais recomendadas. Devem ter preferência às de cano alto, para evitar eventuais torções de tornozelo e em couro, por serem impermeáveis. Procure sempre comprar um tamanho superior a seu pé, já que isso o ajudará muito nas descidas íngremes, onde os dedos fazem atrito com a ponta do calçado, provocando grande desconforto. Seu solado deverá ser o mais largo possível, para dar estabilidade ao corpo e ter protuberâncias bem grandes para permitir a perfeita aderência ao solo.
    Para longas caminhadas, prefira os calçados mais macios, tipo tênis, mas sempre com o solado como descrito acima e feito de tecido acolchoado e sintético. Use palmilha trançada por baixo e calcanheira, oque lhe garantirá grande conforto. Costumo usar, também, 2 meias, uma fina por baixo e outra um pouco mais grossa por cima. Nessas condições, se evitam as bolhas e o bem estar é certo.
  • Mochila
    Outro ítem muito importante, sua escolha deverá ser decidida de acordo com o tempo gasto na caminhada.
    Prefira sempre mochilas com as seguintes características: Com alças o mais largas e acolchoadas possível, para ajudar a aliviar o peso: suas costas vão adorar. Com tiras na cintura, para manter o equilíbrio em terrenos acidentados e aliviar o peso nos ombros. Com fibras impermeáveis, para proteger sua maquina fotográfica e alimentos.Mas não confie muito: tenha sempre alguns sacos plásticos a mão, para proteger os objetos mais delicados.
    É sempre bom que tenha vários compartimentos externos, com zíper, de modo a acondicionar objetos de uso imediato, tais como água, máquinas fotográficas, lanternas, canivetes etc.
    Sempre tenha em mente de não exceder em mais de 10% do seu peso e procure comprar mochilas que tenham material de fácil dissipação de calor na parte que fica em contato com o corpo
Roupas
  • Calças
    Dependendo da trilha, procure usar calças compridas, que são eficazes contra o frio, o vento e os mosquitos e protegem as pernas contra arranhões e espinhos, principalmente em trilhas à beira mar, cuja vegetação é mais "dura" . Para liberdade de movimentos, use-as bem folgadas. Os tecidos ideais são suplex e tactel, que são bem mais leves e secam com extrema facilidade. Para trilhas descampadas, use shorts ou bermudas, do mesmo material.
  • Camisas
    As ideais são as T-shirts em algodão, bem folgadas, evitando-se usar as de malha, por provocarem muito atrito com o corpo suado. As de cores claras são mais frescas e não concentram muito o calor do sol. Importante é sempre ter de reserva uma muda de roupa, caso haja necessidade.
  • Agasalho
    Ítem da maior importância. Nunca o esqueça. Prefira os de material sintético, com zíper, que são mais leves e ocupam menos espaço; com amarras para os punhos e abdomen de maneira a que evitem que o vento frio entre e circule sobre o corpo. Escolha os impermeáveis, com capuz para proteção contra chuvas. Evitem os de plástico, por não dissiparem o suor, provocando mal estar.
Outros Equipamentos
  • Lanterna
    procure não exagerar no tamanho. As de alumínio, com ajuste de foco são as melhores. É sempre bom contar com o imprevisto de der de retornar à noite. Não esqueça de verificar o estado das pilhas ...
  • Boné
    com pala rígida, para a proteção da cabeça e dos olhos contra os galhos e demais obstáculos na trilha. Para o sol, são muito bons os chapéus de pano leve e aba arredondada em toda a volta, para a proteção dos raios solares que incidem no rosto e na parte traseira do pescoço, principalmente porque, em dias ensolarados, quando se olha muito para baixo, o pescoço costuma ficar irritado.
  • Facão
    Utilíssimo para uso nas trilhas mais fechadas e pouco transitadas, onde há a necessidade de desobstrução do caminho. Um bom tamanho seria de cerca de 30 / 40 cm.
  • Canivete
    Nunca use os do tipo suíços, muito pesados. Procure utilizar o mais simples possível, que contenha pelo menos uma lâmina e um extrator de espinhos, muito útil em certas ocasiões ...
  • Toalhas
    Sempre levo uma pequena, indispensável para quem costuma transpirar muito, além de várias outras utilidades.
  • Papel higiênico
    Apesar de tudo o que foi exposto no ítem Nutrição poderá haver dias em que seu organismo não esteja muito satisfeito ...
  • Máquina fotográfica
    Para registro dos momentos agradáveis que você certamente terá na floresta.
Medicamentos
  • Repelente
    Na mata, os períodos da manhã e final da tarde são os mais propícios à incidência de mosquitos e pernilongos e, para aqueles que têm muita sensibilidade, seu uso é imperativo. Se a caminhada for curta, basta passar antes de sair e deixar o frasco em casa, para não sobrecarregar a mochila.
  • Filtro solar
    Mesmo usando chapéu é necessário que as pessoas de pele muito clara o tenham disponível, pois sempre acabam se queimando no rosto e nos braços.
  • Leve também
    Esparadrapo para prevenção de calos e bolhas, se os pés começarem a incomodar; band-aid para pequenos curativos; mertiolate ; água oxigenada para desinfecção; algodão para a limpeza e, finalmente, algum analgésico, para traumatismos em geral, dores musculares e entorses. Procure acondicionar tudo em pequenas quantidades, para não pesar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário