O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude. SITE NÃO OFICIAL.
"Quero poder deixar esse mundo melhor do que encontrei..."



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Demais trilhas

Travessia Araçatiba – Piábas
   

Barra de Guaratiba – Araçatiba Recreio dos Bandeirantes – Piabas Principais acessos: Estrada da Barra de Guaratiba e Caminho de Piabas.
Caminhada leve, cruzando o Maciço da Pedra Branca na sua ramificação sul, interligando as baixadas de Jacarepaguá e Sepetiba. Parte da Trilha encontra-se em área militar, sendo necessária autorização.

Morro do Cabuçu

   
Campo Grande – Caboclos Principais acessos: Estrada dos Caboclos, Cidade Batista e trilha de acesso ao Morro Cabuçu.
Caminhada média até a cota de 568m, com extensão aproximada de 1 km, de onde se tem um visual de parte da Zona Oeste do Rio.


Travessia Rio da Prata – Ilha de Guaratiba


Campo Grande (Rio da Prata) – Ilha de Guaratiba - Principais acessos: Praça Mário Valadares; Estrada do Cabuçu; Caminho do Morro dos Caboclos; Caminho do Cedro; Caminho do Circuito dos Caboclos; Caminho da Toca Grande; Caminho do Morgado; Ilha de Guaratiba.
Caminhada longa, atravessando o setor oeste do Maciço da Pedra Branca e com ampla visão da Baía de Sepetiba, Restinga da Marambaia, Vargem Grande, Recreio e parte da Barra da Tijuca, com extensão aproximada de 8 km e altura máxima de 600m. Entre os atrativos temos riachos, nascentes, trilhas e mirantes naturais.

Morro dos Caboclos

Campo Grande - Rio da Prata Principais acessos: Praça Mário Valadares; Caminho do Morro dos Caboclos; Caminho do Cedro; Caminho do Circuito dos Caboclos.
Caminhada com amplo visual da baixada de Sepetiba, Restinga da Marambaia e Serra do Mar, com extensão de 5 km e altura de 688m. Entre os atrativos temos riachos, nascentes, trilhas e mirantes naturais.

Travessia Ilha de Guaratiba – Vargem Grande



Ilha de Guaratiba – Vargem Grande (Jacarepaguá) Principais acessos: Estrada do Morgado; Caminho do Morgado, Estrada da Cachoeira; Estrada dos Bandeirantes.
Caminhada leve, cruzando a ramificação sul do Maciço da Pedra Branca, interligando a Baixada de Sepetiba à Baixada de Jacarepaguá, com aproximadamente 8 km de extensão e altura máxima de 600 m. Atrativos Naturais: riachos, estradinhas de terra, trilhas e mirantes.

Pedra do Carvalho


Campo Grande – Rio da Prata Principais acessos: Praça Amaro Valadares; Estrada da Batalha; Caminho do Sacarrão; Caminho do Padre.
Caminhada média com privilegiado panorama de parte do Maciço, com extensão aproximada de 3 km e altura máxima de 600 m. Atrativos naturais: riachos, trilhas e mirantes naturais.
  
Travessia Rio da Prata – Vargem Grande


Campo Grande – Rio da Prata Jacarepaguá – Vargem Grande Principais acessos: Praça Mario Valadares; Estrada da Batalha; Caminho da Furna; Caminho do Monteiro; Caminho do Jequitibá; Serra do Rio da Prata; Caminho do Cafundá; Estrada Macuiba.
Caminhadas por entre vales e serras do Parque Estadual da Pedra Branca sempre com vistas belíssimas. Na descida, uma vista panorâmica da orla do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. São aproximadamente 8 km de extensão e altura máxima de 600 m. Atrativos naturais: riachos, cachoeiras, trilhas, abrigos de pedra, jequitibás e mirantes naturais.

Vale da Virgem Maria



Campo Grande – Rio da Prata Principais acessos: Praça Mário Valadares; Estrada da Batalha; Caminho do Sacarrão, Caminho da Virgem Maria.
Caminhada leve por entre vales no interior do Maciço da Pedra Branca, com aproximadamente 3,5 km de extensão e altura máxima de 500 m. Atrativos naturais: riachos, trilhas, nascentes d’água e mirantes naturais.


Vale da Caixa D’Água (Rio da Prata)



Campo Grande – Rio da Prata Principais acessos: Praça Mário Valadares; Rua Soldado Antonio da Silveira; Caminho do Vaivém; Caminho da Caixa D’Água.
Caminhada leve por entre vales, seguindo o curso do Rio da Prata do Cabuçu, passando por pequenas quedas d’água e piscinas naturais, com 3,5 km aproximadamente e com altura máxima de 375 m. Atrativos naturais: trilhas, nascentes e mirantes.

Travessia Rio da Prata - Pedra do Ponto (Via Barata)



Campo Grande – Rio da Prata Realengo – Barata Principais acessos: Praça Mario Valadares, Estrada da Batalha, Caminho do Sacarrão, Caminho da Virgem Maria, Caminho do Rosário.
Caminhada pesada e longa, com belíssima vista panorâmica de todo o Município do Rio de Janeiro, com extensão aproximada de 6 km e altura máxima de 938 m. Atrativos naturais: riachos, nascentes d’água, trilhas e mirantes naturais.

Travessia Rio da Prata – Pau da Fome (Via Monte Alegre)



Campo Grande – Rio da Prata Principais acessos: Praça Mário Valadares; Estrada da Batalha; Caminho do Sacarrão; Caminho da Virgem Maria; Caminho do Monte Alegre e Pórtico da Pedra Branca.
Caminhada média e longa, cruzando o Maciço da Pedra Branca por entre vales, com aproximadamente 11km de extensão e altura máxima de 800m. Atrativos naturais: riachos, trilhas e mirantes naturais.


Travessia Rio da Prata – Pau da Fome (Via Casa Amarela)



Campo Grande – Rio da Prata Principais acessos: Caminho da Pedra Branca; Caminho Herve Muniz; Caminho Santa Bárbara; Pórtico da Floresta da Pedra Branca.
Caminhada média e longa, cruzando o Maciço da Pedra Branca por entre vales, com aproximadamente 11 km de extensão e altura máxima de 800 m. Atrativos naturais: riachos, cachoeiras, trilhas, abrigos de pedra e mirantes naturais.

Um comentário:

  1. Como posso adquirir os mapas e roteiros destas trilhas.
    Aloísio Sampaio (alsale123@hotmail.com) facebook

    ResponderExcluir