O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude. SITE NÃO OFICIAL.
"Quero poder deixar esse mundo melhor do que encontrei..."



Núcleo Camorim

Núcleo Camorim
  • Subsede do Parque Estadual da Pedra Branca
  • Área de Lazer
  • Represa do Camorim
  • Açude do Camorim
  • Trilha Circuito das Águas de 250 metros de extensão, cuja caminhada dura em média 20 minutos, de baixo nível de dificuldade
  • Trilha Açude do Camorim de 3 km de extensão, cuja caminhada dura em média 2 horas e 30 minutos, de baixo nível de dificuldade
  • Caminhadas de longas distâncias só com a autorização da Administração do Parque, por isso deverão ser agendadas
    Como Chegar: Vindo da Barra ou de Jacarepaguá, pela Estrada dos Bandeirantes, entrar na Estrada do Camorim e seguir até o largo da Capela de São Gonçalo do Amarante. Chegando na Capela, mantenha à esquerda e siga em frente até a entrada da Subsede do Parque.



O Núcleo Camorim, por ser um local rico em mananciais, tornou-se famoso por seu potencial hídrico. Lá, também foram realizadas obras de infra-estrutura e recuperação paisagística. Em 06 de Dezembro de 2002 foi inaugurado o novo prédio para abrigar a Subsede do Parque e foram criadas áreas de lazer. O local recebeu sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água, recuperação paisagística e sinalização direcional.


Sede Administrativa do Núcleo Camorim






Circuito das Águas

   Temas como: a poluição e a escassez das águas; a importância ecológica e econômica de um rio; a história das águas no parque e suas estações de captação podem ser abordados neste Núcleo.

   Neste Núcleo você conhecerá o Circuito das Águas, um complexo de atrações como cachoeiras, açude e represas.