Realengo oferece opções de cultura, gastronomia e lazer para todas as idade
Realengo tem diversão para todos os gostos e idades, que vão do ecoturismo à gastronomia, passando por noitadas animadas. Mas alguns talvez só consigam lembrar da tragédia do mês passado, quando a Escola Tasso da Silveira foi foco da mídia internacional.
Hoje, o colégio se reconstrói e volta a ser destaque no EXTRA. Dessa vez, para a apresentação de "Favela", da Cia. Dançando Para Não Dançar, às 11h, em homenagem ao Dia das Mães.
— Escolhemos a escola porque queremos levar carinho e pessoas do bem. A sociedade tem que se ajudar — diz a fundadora do grupo, Thereza Aguilar.
Detalhes, histórias e lugares fazem Realengo valer a visita. A começar pelo nome: uns dizem ser o diminutivo de Real Engenho, usado em placas de bondes: Real Eng. Historiadores defendem que foi obra do rei Dom João, ao decretar que o espaço fosse chamado de "terras realengas".
Em 1960, em um trecho da área que hoje abriga o Parque Estadual da Pedra Branca — o maior parque urbano florestal do mundo —, foi construído um aqueduto, responsável por 83% do abastecimento do Grande Rio.
— Há mais de um ano, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) administra a subsede Piraquara. Isso trouxe estrutura e segurança para os frequentadores — conta o administrador do núcleo em Realengo, Marcos Melo.
Eduarda Barbosa, de 18 anos, e o namorado, Ruben Araújo, 17, visitam o local sem um pingo de preocupação.
— Medo? De jeito nenhum! É muito seguro — garante a jovem sobre o parque, onde bombeiros orientam sobre trilhas e escaladas.
Já a Lona Cultural Gilberto Gil oferece diversão e serviços.
— Além de shows, temos oficinas e assessoria jurídica gratuita — conta Cleonaldo Cavalcante, um dos responsáveis pelo local.
André Silva, do marketing cultural da lona, pede atenção ao projeto:
— A cultura é uma ferramenta de transformação social poderosa.
Comer nos restaurantes Esquina do Bacalhau e Peixe Frito Miracema e no Armazém Santo Antônio, prova que é possível ter qualidade, bom atendimento e preço justo em Realengo. E as casas noturnas são um capítulo à parte.
— Curto o Botequim Itaipava. Nos fins de semana marco com a turma que cresceu comigo aqui — diz Marcos Vinicius Freire, de 18 anos.
Mesmo quem virou celebridade garante a noite em Realengo.
— Gosto dos bares do Refúgio Carioca. Um tem música ao vivo e sinuca. O outro é mais discoteca. Na boate Mega Show, sempre vão artistas legais — conta a ex-BBB Ariadna Thalia, moradora do bairro.
Não foi à toa que Gilberto Gil resolveu mandar "Aquele abraço" para lá.
Onde curtir
‘Favela’
Espetáculo coreografado por Paulo Rodrigues e encenado pela Cia. Dançando Para Não Dançar, dirigida por Thereza Aguilar.
Escola Tasso da Silveira: Rua General Bernardino de Matos s/n. Sex, às 11h. Gratuito e livre.
Parque Estadual da Pedra Branca
Subsede Piraqura: Rua do Governo, s/n — 2333-5251. De ter a dom, das 8h às 17h.
Lona Cultural Gilberto Gil
Sex, às 20h, Kaká Reis. R$ 30. Sáb, às 22h, Bebeto e banda. R$ 40. Não recomendado para menores de 16 anos.
Endereço: Avenida Marechal Fontenelle 5.000 — 3462-0774.
Esquina do Bacalhau
Rua Marechal Soares Andréa 3 — 3291-5783.
Peixe Frito Miracema
Rua Piraquara 915 — 3332-7315.
Armazém Santo Antônio
Avenida Santa Cruz 1.820 B — 3331-1455.
Refúgio Carioca Choperia
Avenida Marechal Fontenelle 5.497 — 3421-9697.
Refúgio Carioca Music Bar
Avenida Marechal Fontenelle 5.077 — 3159-0636.
Botequim Itaipava
Avenida Santa Cruz 1.914 — 3337-0777.
Mega Show
Avenida Santa Cruz 1.501 — 3051-1501.
Pró-Realengo
Blog com dicas do bairro. Acessando http://pro-realengo.blogspot.com é possível assistir ao documentário de Carlos Maia sobre Realengo.
Fico feliz ao ver, enfim, um site enaltecendo e divulgando o que há de melhor no meu bairro, Realengo...principalmente na área de lazer!!! Parabéns!!!
ResponderExcluir