O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude. SITE NÃO OFICIAL.
"Quero poder deixar esse mundo melhor do que encontrei..."



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Universidade Estácio de Sá mostra engajamento ambiental em evento sobre "Rio +20"

Os cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Estácio de Sá estão promovendo uma série de ações que tem como tema a Rio +20. Nesta quarta-feira, dia 16, no Campus Tom Jobim-Barra, serão realizadas palestras com ambientalistas e o jornalista René Capriles que cobriu a Eco/Rio 92. Na mesma ocasião, serão lançados projetos de livros-reportagem sobre o tema Sustentabilidade elaborados por alunos e em seguida haverá debate com a participação de ex-alunos, jornalistas já formados pela universidade, que também produziram livros sobre temáticas variadas.

As palestras ficarão por conta do ambientalista e biólogo Leonardo Furtado, representante do Parque Estadual da Pedra Branca, considerada hoje uma das maiores reservas florestais em área urbana no mundo. Ele fará uma apresentação sobre o Parque e falará também sobre Projeto Natureza Doce, mostrando a importância das abelhas sem ferrão na polinização e manutenção das espécies nativas da Mata Atlântica. Da palestra participarão ainda Christiano Figueira, meliponicultor, e Christiane Rio Branco, guia de turismo, que atuam como voluntários do Parque e contarão suas experiências na luta pela preservação do meio ambiente. René Capriles, jornalista, cineasta e diretor da revista Eco 21, falará sobre a cobertura da Eco 92 e do que espera para o encontro deste ano.

Em seguida serão apresentados projetos de livros-reportagem que estão sendo desenvolvidos por alunos da disciplina de Técnica de Projetos em Jornalismo e abordam temas variados a respeito de sustentabilidade, como a relação dos cariocas com a praia, ocupação da ilha da Gigoia, despoluição do complexo lagunar da Barra, ecovilas e outros tipos de construções sustentáveis, moda sustentável, entre outros.

Alunos já formados pela universidade e que já tiveram a experiência de escrever livros-reportagem também estarão participando do encontro, para falar sobre a escolha dos temas e a experiência de produzir esse tipo de publicação. São produções sobre assuntos variados, como o relato de jornalistas que acompanharam a ocupação da Vila Cruzeiro, o caminho trilhado por uma empresa nacional que inovou no mercado de relógios, intercâmbio de estudantes universitários e história do Jornal do Brasil.

Serviço:
Local: Universidade Estácio de Sá, Campus Tom Jobim – Barra da Tijuca.
Endereço: Av. da Américas, 4200
Horário: A partir das 19h30m
Dia: 16/05/2011
Entrada franca
Vale 15 horas de AAC para estudantes da Universidade Estácio de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário