O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude. SITE NÃO OFICIAL.
"Quero poder deixar esse mundo melhor do que encontrei..."



domingo, 4 de dezembro de 2011

Vistoria Praias do Meio, Perigoso e Búzios

Há algumas semanas atrás recebi uma ligação do jornalista Flavio Somogyi da Neon Rio Produtora (http://www.neonrio.com.br/), através do blog Amigos do Parque, com a intenção de conhecer alguns locais ainda desconhecidos do Rio de Janeiro e apresentá-los em uma série de documentários produzidos pela emissora franco-alemã ARTE intitulada "NATURÓPOLIS", que será apresentado pelo naturalista e biólogo francês Frédéric Durand.

Abaixo transcrevo um trecho do e-mail que recebi do Flávio:

"A série será realizada em quatro grandes cidades do mundo: Nova York, Paris, Toquio e o Rio de Janeiro.O conteúdo principal é demonstrar que na época contemporânea, globalizada, vivemos em um mundo humano cada vez mais urbano, com grande concentração de populações em gigantescas metrópoles que compartilham o mesmo desafio, ou seja, equilibrar sustentabilidade com o crescimento exponencial destes centros urbanos. 

O Rio de Janeiro foi escolhida para sediar grandes eventos, como os Jogos Olimpicos, a Copa do Mundo de Futebol, mas também conferências internacionais como a Rio + 20 e a C 40; Portanto é uma grande cidade com a obrigação de administrar investimentos que irão transformar consideravelmente sua estrutura urbana; incluindo projetos sustentáveis nas áreas de saneamento, tratamento do lixo, transportes não poluentes, rápidos e confortáveis, reflorestamento, energia limpa e conservação de áreas verdes; incluindo sua flora e fauna. 

Mas o que mais chama atenção sobre o Rio de Janeiro, é a combinação extraordinária entre o grande centro urbano em expansão e a herança colonial e imperial da floresta tropical; O Rio de Janeiro possui as duas maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca; além de mangues, praias, rios e lagoas, habitat de várias espécies endêmicas, mas também de espécies introduzidas.

E atualmente ainda assistimos o aparecimento de espécies em mutação, devido ao novo contexto de ocupação na Terra, ou seja, a predominância, expansão e a concetração de grandes áreas humanas e urbanas em detrimento de áreas naturais; estamos vivendo um novo momento. Não se trata mais de discutir somente a biodiversidade; mas também a BioDiverCidade..  
         
Frédéric Durand irá conhecer profundamente o Rio de Janeiro, encontrar com biólogos, naturalistas, estudiosos; Mergulhar nas lagoas, se perder nas vielas estreitras de comunidades populares, ou nas ruas largas da cidade; e trilhas das florestas, conviver com borboletas, micos e macacos, cobras, jacarés, capivaras; visitar o Museu de História Natural, jogar a rede em alto mar com pescadores de Copacabana; estudar as espécies que poderão ser encontradas na Floresta da Tijuca, ou no Mirante do Leme. Mas também conhecer os grandes projetos da Prefeitura do Rio voltados para o futuro de uma "cidade verde"; ou seja, os grandes desafios, como por exemplo, contenção do crescimento de comunidades populares em detrimento das florestas, como conter a expansão em habitats naturais de jacarés e capivaras; o que fazer com o problema social; como utilizar novas fontes de energia renováveis nas comunidades mais carentes, e como alimentar saudavelmente milhões de pessoas morando em centros urbanos;"

Achei a idéia do documentário interessante e acredito ser uma boa oportunidade de divulgarmos o Parque internacionalmente, é quem sabe com essa divulgação conseguir mais ajuda.
Entrei em contato com o amigo Jerê, para explicar a idéia pois o Diretor do programa Bernard estava no Rio e precisava conhecer as locações primeiramente. Para o Jerê não tem tempo ruim mesmo. Apesar do compromisso que ele tinha pela manhã, nos encontramos na Barra da Tijuca quase meio-dia e partimos para Barra de Guaratiba, rumo a caminhada. Aproveitamos para fazer uma vistoria nas praias do Meio, do Perigoso e de Búzios. Saímos de lá já eram mais de 19h.


1 - início da caminhada
2 - parada para apreciar o verde
3 - Eu e Jerê
4 - encontramos lixo no inicio da trilha
5 - visual da Restinga
6 - Natureza

A praia do Meio estava bem limpa, porém, a do Perigoso estava com muito lixo. Acho que precisamos agendar um mutirão por lá.

7 - Visual da Restinga da Marambaia deslumbrante
8 - Começamos a avistar a Praia do Meio
9 - chegada a Praia do Meio
10 - Sophia observa a praia
11 - Linda flor! Natureza sempre surpreendendo...

12 - Praia do Meio
13 - Praia de Grumari vista por outro ângulo
14 - Momentos da caminhada

15 - Praia do Perigoso
16 - Praia dos Búzios
17 - Tartaruga marinha que infelizmente encontramos morta
18 - Linda flor
19 - Lixo encontrado na Praia do Perigoso
20 - Pedra da Tartaruga (e parece mesmo)
21 - Praia dos Búzios ao fundo

Os amigos Flavio, Jerê, Eu e os franceses Sophia e Bernard
E para fechar...um espetáculo da natureza!
Abaixo coloco o link para o álbum completo que postei no Picasa:


Agradeço principalmente ao Jerê pela colaboração e companhia. Valeu amigo!

4 comentários:

  1. Pois é Carla... Perigoso é mesmo uma área crítica! Esta talvez seja a praia mais procurada da região e isto a torna, também, muito maltratada, pois infelizmente, boa parte dos visitantes não retorna com os resíduos resultantes dos suprimentos que levou.
    Em nosso último mutirão, realizado em setembro, nesta praia, recolhemos muitos copos plásticos, pets, embalagens de biscoitos... (veja em: http://www.sostrilhas.com/2011/10/como-foi-o-mutirao-nas-praias-selvagens.html)
    Ano que vem nosso trabalho continua! Juntos conseguiremos cada vez mais apoio para reverter esta situação!

    ResponderExcluir
  2. Amigos do SOS Trilhas, estamos a disposição para ajudar. Acho que o trabalho por lá tem que ser constante. Vamos continuar sim. Acho inclusive que aquela tartaruga marinha que encontramos morta, deve ter ingerido lixo, achando que é comida. Isso acontece muito. E elas acabam morrendo...
    Conte sempre conosco! Abs Scott

    ResponderExcluir
  3. esse trabalho é lindo eu amo vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Selma! Obrigada pelo comentário! Você mora no Rio mesmo?
      Participe com a gente nos próximos!
      Me passe o seu e-mail para eu cadastrar.Abs Carla

      Excluir