O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana no mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da Cidade com 1024 metros de altitude. SITE NÃO OFICIAL.
"Quero poder deixar esse mundo melhor do que encontrei..."



domingo, 4 de dezembro de 2011

Vistoria Praias do Meio, Perigoso e Búzios

Há algumas semanas atrás recebi uma ligação do jornalista Flavio Somogyi da Neon Rio Produtora (http://www.neonrio.com.br/), através do blog Amigos do Parque, com a intenção de conhecer alguns locais ainda desconhecidos do Rio de Janeiro e apresentá-los em uma série de documentários produzidos pela emissora franco-alemã ARTE intitulada "NATURÓPOLIS", que será apresentado pelo naturalista e biólogo francês Frédéric Durand.

Abaixo transcrevo um trecho do e-mail que recebi do Flávio:

"A série será realizada em quatro grandes cidades do mundo: Nova York, Paris, Toquio e o Rio de Janeiro.O conteúdo principal é demonstrar que na época contemporânea, globalizada, vivemos em um mundo humano cada vez mais urbano, com grande concentração de populações em gigantescas metrópoles que compartilham o mesmo desafio, ou seja, equilibrar sustentabilidade com o crescimento exponencial destes centros urbanos. 

O Rio de Janeiro foi escolhida para sediar grandes eventos, como os Jogos Olimpicos, a Copa do Mundo de Futebol, mas também conferências internacionais como a Rio + 20 e a C 40; Portanto é uma grande cidade com a obrigação de administrar investimentos que irão transformar consideravelmente sua estrutura urbana; incluindo projetos sustentáveis nas áreas de saneamento, tratamento do lixo, transportes não poluentes, rápidos e confortáveis, reflorestamento, energia limpa e conservação de áreas verdes; incluindo sua flora e fauna. 

Mas o que mais chama atenção sobre o Rio de Janeiro, é a combinação extraordinária entre o grande centro urbano em expansão e a herança colonial e imperial da floresta tropical; O Rio de Janeiro possui as duas maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca; além de mangues, praias, rios e lagoas, habitat de várias espécies endêmicas, mas também de espécies introduzidas.

E atualmente ainda assistimos o aparecimento de espécies em mutação, devido ao novo contexto de ocupação na Terra, ou seja, a predominância, expansão e a concetração de grandes áreas humanas e urbanas em detrimento de áreas naturais; estamos vivendo um novo momento. Não se trata mais de discutir somente a biodiversidade; mas também a BioDiverCidade..  
         
Frédéric Durand irá conhecer profundamente o Rio de Janeiro, encontrar com biólogos, naturalistas, estudiosos; Mergulhar nas lagoas, se perder nas vielas estreitras de comunidades populares, ou nas ruas largas da cidade; e trilhas das florestas, conviver com borboletas, micos e macacos, cobras, jacarés, capivaras; visitar o Museu de História Natural, jogar a rede em alto mar com pescadores de Copacabana; estudar as espécies que poderão ser encontradas na Floresta da Tijuca, ou no Mirante do Leme. Mas também conhecer os grandes projetos da Prefeitura do Rio voltados para o futuro de uma "cidade verde"; ou seja, os grandes desafios, como por exemplo, contenção do crescimento de comunidades populares em detrimento das florestas, como conter a expansão em habitats naturais de jacarés e capivaras; o que fazer com o problema social; como utilizar novas fontes de energia renováveis nas comunidades mais carentes, e como alimentar saudavelmente milhões de pessoas morando em centros urbanos;"

Achei a idéia do documentário interessante e acredito ser uma boa oportunidade de divulgarmos o Parque internacionalmente, é quem sabe com essa divulgação conseguir mais ajuda.
Entrei em contato com o amigo Jerê, para explicar a idéia pois o Diretor do programa Bernard estava no Rio e precisava conhecer as locações primeiramente. Para o Jerê não tem tempo ruim mesmo. Apesar do compromisso que ele tinha pela manhã, nos encontramos na Barra da Tijuca quase meio-dia e partimos para Barra de Guaratiba, rumo a caminhada. Aproveitamos para fazer uma vistoria nas praias do Meio, do Perigoso e de Búzios. Saímos de lá já eram mais de 19h.


1 - início da caminhada
2 - parada para apreciar o verde
3 - Eu e Jerê
4 - encontramos lixo no inicio da trilha
5 - visual da Restinga
6 - Natureza

A praia do Meio estava bem limpa, porém, a do Perigoso estava com muito lixo. Acho que precisamos agendar um mutirão por lá.

7 - Visual da Restinga da Marambaia deslumbrante
8 - Começamos a avistar a Praia do Meio
9 - chegada a Praia do Meio
10 - Sophia observa a praia
11 - Linda flor! Natureza sempre surpreendendo...

12 - Praia do Meio
13 - Praia de Grumari vista por outro ângulo
14 - Momentos da caminhada

15 - Praia do Perigoso
16 - Praia dos Búzios
17 - Tartaruga marinha que infelizmente encontramos morta
18 - Linda flor
19 - Lixo encontrado na Praia do Perigoso
20 - Pedra da Tartaruga (e parece mesmo)
21 - Praia dos Búzios ao fundo

Os amigos Flavio, Jerê, Eu e os franceses Sophia e Bernard
E para fechar...um espetáculo da natureza!
Abaixo coloco o link para o álbum completo que postei no Picasa:


Agradeço principalmente ao Jerê pela colaboração e companhia. Valeu amigo!