No dia 30 de Novembro realizamos o 7° Mutirão do PEPB, o último de 2013. Nosso foco principal era dar prosseguimento ao trabalho iniciado no último mutirão que aconteceu em maio deste ano.
Fomos recebidos pela manhã com um belo café da manhã organizado pela administração do parque. Iniciamos a subida por volta de 10h. O grupo se dividiu em dois. O primeiro grupo seguiu com algumas toras de madeira para fechamento de atalhos e o segundo grupo ficou responsável por realizar a pintura de setas indicativas ao longo da trilha.
A trilha da Casa Amarela é um antigo caminho colonial utilizado desde o século XIX para transporte de lenha, café e demais produtos agrícolas. O início da trilha é no Núcleo Pau da Fome subindo pelo também chamado "Caminho de Santa Bárbara".
Neste caminho é preciso cruzar o Rio Grande, pulando as pedras e continuar a subida com muitas curvas. Após 4 km de caminhada chega-se à Casa Amarela que fica 639m de altitude.
Ainda na primeira etapa da trilha conseguimos avistar um bicho preguiça no alto de uma palmeira.
Ainda na primeira etapa da trilha conseguimos avistar um bicho preguiça no alto de uma palmeira.
Encontramos diversos trechos obstruídos devido à queda de árvores. Neste momento os guarda-parques entraram em ação com a motosserra a fim de recuperar o traçado original da trilha.
A serração estava forte e paramos para apreciar o visual.
Chegamos à Casa Amarela por volta de 14h. O tempo estava bem fechado, mas paramos para descansar, lanchar e bater um papo apreciando a paisagem e o clima que estava muito agradável.
Um pequeno grupo subiu mais um pouco a fim de fixar a placa indicativa para o Pico da Pedra Branca. Tiramos algumas fotos panorâmicas do local.
Retornamos ao centro de visitantes por volta de 17h sob uma chuva gostosa e com a sensação de missão cumprida. Até o próximo mutirão em 2014!